sexta-feira, 22 de março de 2013

7ª Marcha dos/as Trabalhadores/as a Brasília resulta em avanços



Foto: Seeb Campos
A Central Única dos Trabalhadores promoveu no dia 06 de março a Marcha a Brasília. Essa ação unitária com outras centrais sindicais e movimentos populares (MST, UNE) reuniu na capital federal mais de 50 mil trabalhadores/as mobilizados/as em torno de onze reivindicações que expressam, na atual conjuntura, anseios do conjunto da classe trabalhadora: 40 horas semanais sem redução de salários, fim do fator previdenciário, reforma agrária, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, política de valorização dos aposentados/as, 10% do PIB para a educação, 10% do orçamento da União para a saúde, correção da tabela do imposto de renda, ratificação da Convenção 158 da OIT, regulamentação da Convenção 151 da OIT e ampliação do investimento público.

            O resultado dessa grande mobilização foi à abertura de um processo de negociação com o governo federal, cujos resultados esperamos divulgar nas comemorações do dia 1º de maio. Já podemos destacar que em 07 de março foi publicado o Decreto presidencial 7.944/13  que promulga a Convenção 151 da OIT e a encaminha para o Congresso nacional.

            Para a CUT essa é a melhor forma de defender os interesses da classe trabalhadora: mobilizar, pressionar, negociar e conquistar avanços. Foi o papel que nossa central e suas entidades filiadas jogaram inclusive na campanha salarial do funcionalismo federal de 2012. Neste momento, estamos desenvolvendo um intenso processo de mobilização junto a nossas bases para divulgar essas reivindicações e envolver as entidades sindicais e os/as trabalhadores/as em mais uma etapa de nossa luta em defesa dos seus interesses imediatos e históricos. 

Fonte: CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário