quinta-feira, 25 de julho de 2013

BB é intimado a explicar práticas antissindicais ao Ministério Público


O Sindicato dos Bancários de São Paulo foi recebido pelo procurador Luiz Carlos Michele Fabre para expor ao Ministério Público do Trabalho denúncias de práticas antissindicais promovidas pela direção do Banco do Brasil nas campanhas nacionais de 2010, 2011 e 2012 e outras mobilizações. 

A audiência, ocorrida na terça-feira 23, contou com a participação do diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi e de três bancários que sofreram constrangimentos da diretoria do banco. O MPT intimou a direção do banco a se esclarecer sobre o tema em 10 dias. 


A principal prática relatada pelos funcionários foi a de contingenciamento de funcionários em espaços improvisados durante o período de greve. Um funcionário do BB presente à audiência afirmou que em sua agência há um espaço subutilizado em períodos normais que serve como local de trabalho para bancários de outras unidades durante as greves. Outro funcionário afirmou que trabalhadores foram obrigados a dar expediente em um depósito do banco. 


"Também denunciamos na audiência as ameaças de gestores aos funcionários que querem participar das mobilizações, por meio de descomissionamento, prejuízo nos processos seletivos e outros tipos de retaliação. Essa pressão leva muitos colegas a se submeterem ao trabalho em locais inadequados e ficamos impedidos de convencê-los de participar das mobilizações. O resultado da campanha acaba sendo menor do que poderia e por isso o Sindicato fez a denúncia. Essa política de gestão é perversa.", afirma Ernesto. 

O dirigente lembra que, recentemente, o Sindicato protocolou denúncia ao PCN (Ponto de Contato Nacional) da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre diversas práticas que prejudicam os funcionários do BB, entre elas o interdito proibitório para evitar manifestações. A organização acatou a denúncia. 


Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário