quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mobilização dos Bancários nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (13), a partir das 10h, bancários de todo o país realizam um dia nacional de mobilização por emprego e igualdade de oportunidades. Em Campos a mobilização começa pela Agência do Banco do Brasil, na Praça Quatro Jornadas, no Centro e segue para as agências do Boulevard Francisco de Paula Carneiro, terminando a mobilização na rua Treze de Maio. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Campos, Rafanele Pereira, a ação é mais uma orientação do Comando Nacional dos Bancários e tem o objetivo de pressionar os bancos a apresentarem uma proposta global que contemple as reivindicações de emprego na próxima rodada de negociação, que está agendada para terça-feira, dia 20, em São Paulo.

“Os bancos se mostraram intransigentes a todas as reivindicações da categoria e esta mobilização é uma resposta a esta postura. Não nos foi apresentada nenhuma proposta em três rodadas de negociação realizadas até agora, o que mostra mais uma vez que os bancos não estão preocupados com a categoria e sim em seus lucros. Hoje vamos dialogar com bancários e clientes para mostra a real situação deste momento. Temos a previsão de uma assembléia geral no próximo dia 22 e desta assembléia saíra a orientação para greve geral ou não, mas tudo vai depender da última negociação na semana que vem”, explicou Rafanele.

Emprego decente

Na primeira rodada de negociação, a Fenaban rejeitou todas as reivindicações das pautas de emprego e igualdade de oportunidades. Os bancários cobram garantia de emprego, fim das terceirizações, extensão do abono-assiduidade a todos os trabalhadores, ampliação do horário de atendimento das agências para das 9h às 17h com dois turnos de trabalho, respeito da jornada de seis horas, redução do tempo de espera na fila, mais contratações de bancários, entre outros.

As medidas visam proteger o emprego dos bancários e combater a alta rotatividade, uma marca dos bancos privados que traz enormes prejuízos para os bancários. Dados da Pesquisa de Emprego Bancário, realizada pela Contraf-CUT em parceria com o Dieese, revelam que, apesar do saldo positivo de 11.978 empregos no primeiro semestre de 2011, os bancos aumentaram o número de demissões e intensificaram a prática de usar a rotatividade para reduzir custos e aumentar ainda mais os lucros. Foram 18.559 desligamentos no período, vitimando principalmente os bancários com maiores.

--
Simone Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário