terça-feira, 6 de setembro de 2011

Bancários podem entrar em greve dia 15

Por orientação do Comando Nacional dos Bancários, o Sindicato dos Bancários de Campos e de todo o país intensificaram a mobilização da categoria em frente às agências bancárias, dando destaque às agências do Bradesco, banco que se fez em todas as rodada de negociação da campanha salarial de 2011, que aconteceu na segunda e terça-feira em São Paulo. A falta de acordo entre bancários/as e banqueiros pode resultar em estado de greve e possível paralisação geral da categoria a partir do próximo dia 15, já que a última rodada de negociações acontece nos dias 12 e 13 deste mês.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Campos, o Bradesco rejeitou a proposta de melhorias no plano de saúde dos/as funcionários/as.
— Os bancos recusaram ontem, incluindo o Bradesco, as principais reivindicações sobre saúde e condições de trabalho apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, inclusive as relacionadas a metas. Infelizmente o Bradesco oferece aos funcionários/as uma modalidade de plano de saúde muito inferior ao que eles mesmos vendem aos clientes. Os/as bancários/as do interior ainda são mais prejudicados, pois a cobertura não é total para diversos procedimentos, havendo prejuízos para a categoria. Estamos lutando por melhores condições de saúde e de trabalho e se preciso for, iremos cruzar os braços a partir do dia 15 para termos nossos direitos básicos garantidos — declarou Rafanele
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), um levantamento do INSS mostra que as doenças mentais, provocadas pela pressão por cumprimento de metas e pelo assédio moral, já se aproximam do número de casos de LER/DORT. Entre janeiro e junho de 2009, por exemplo, 6.800 bancários/as no Brasil foram afastados por doenças, dos quais 2.030 por LER/DORT e 1.626 por transtornos mentais. A Pesquisa foi feita pela Universidade de Brasília e revelou que houve 181 suicídios de bancários/as entre 1996 e 2005, o que dá uma média de 18 por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário