terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bancários protestam no Banco Central

Cerca de 700 trabalhadores de todo o país reuniram-se para denunciar resolução que precariza trabalho bancárioBrasília - Bancários de todos os estados do Brasil deslocaram-se em comitivas até Brasília para protestar contra o Banco Central. O ato, realizado em frente à sede do BC na manhã desta terça-feira 16, denunciou à população as resoluções editadas pela instituição, que precarizam o trabalho bancário.

O Sindicato participou do ato, que culminou com a lavagem das escadarias do BC, com a participação de cerca de 700 trabalhadores.

"Estamos aqui diante de um órgão público que tem defendido os interesses privados do setor financeiro. Um dos setores que mais lucra no país e que por isso mesmo deveria dar exemplo criando empregos, mas que está terceirizando e precarizando o trabalho, e faz isso com ajuda do Banco Central", disse a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

A secretária-geral do Sindicato, Raquel Kacelnikas, lembrou que a ampliação das funções dos correspondentes bancários prejudica não só os trabalhadores do setor financeiro, mas também a população. "Aumentar os número de correspondentes não tem a ver com inclusão bancária, tem a ver com má qualidade dos serviços, com falta de segurança, com trabalhadores sem direitos."

Para o secretário de Finanças da CUT, o bancário Vagner Freitas, a postura do BC que leva em conta interesses dos banqueiros tem de ser criticada. "O BC é hoje o sindicato dos bancos no Brasil e desrespeita a linha democrática e popular do governo a que pertence."

Já o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, disse que o movimento dos trabalhadores bancários está solicitando uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para discutir a postura do BC e pressionar pela realização de uma Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro, nos moldes de outras realizadas pelo governo federal.

Na lavagem da rampa do BC – com direito a água de cheiro, rosas brancas, baianas e tambores –, os bancários ao mesmo tempo que pediram benções anunciaram a ida à audiência pública sobre correspondentes bancários, marcada para a tarde de terça, mobilizados em defesa da inclusão bancária de toda a sociedade.os Representantes do Sindicato dos Bancários de Campos, Rafanele Alves Pereira, Hugo André Diniz e Eduardo Sergio Marins, estão lá participando de todo esse protesto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário