sábado, 2 de julho de 2011

Seeb Três Rios faz acordo com BB

Foram mais de duas décadas de espera, mas o desfecho foi favorável: a ação ajuizada pelo Sindicato dos Bancários de Três Rios contra o BB sobre a equiparação salarial com o BACEN foi encerrada com um acordo. Será distribuído entre os 81 bancários representados pelo sindicato um montante de R$ 28,5 milhões. A equiparação foi conquistada em acordo coletivo, mas uma controvérsia sobre os cálculos levou a questão à justiça. Sindicatos de todo o país acionaram o banco e alguns conseguiram vitória. Em muitos casos, a vitória foi obtida por acordo que, se não pagou todo o valor devido, acumulado e corrigido, mesmo assim garantiu aos bancários beneficiados um bom dinheiro.

Mas a “bolada” não é um presente. O acordo coletivo que garantiu a equiparação foi firmado em 1986. Mas os funcionários do BACEN recebiam uma verba, o Adicional de Caráter Pessoal, que o BB ignorou e não incluiu nos cálculos do aumento. Sindicatos de todo o país acionaram o banco e as sentenças foram as mais variadas. O BB, ainda na década de 90, recorreu de todas as decisões desfavoráveis a seus interesses. Ao longo destes mais de vinte anos, a batalha judicial se estendeu, e em todo o Brasil muitos bancários não viveram para receber o dinheiro devido.

Em Três Rios, a proposta de acordo do banco foi apreciada pelos bancários em assembleia. Na ocasião, foi destacado o empenho do presidente da Federação, Fabiano Júnior, que esteve em Brasília várias vezes para negociar com a direção do banco em favor dos bancários trerrienses. “Essa vitória é resultado do trabalho conjunto dos trabalhadores e da diretoria da entidade sindical na luta pelos direitos da categoria. Por este motivo, destaco a importância da sindicalização dos trabalhadores, que neste caso, por decisão da Justiça, foram os únicos beneficiados com a decisão”, ressalta Nilton Damião Esperança, presidente do Seeb Três Rios.

A exemplo do que aconteceu em outros locais onde a questão teve desfecho favorável aos trabalhadores, não são só os bancários que ganharam a ação que serão beneficiados. “Este acordo certamente contribuirá para impulsionar a economia da região, pois este expressivo e significativo valor será injetado no dia a dia das cidades”, destaca Nilton. A homologação foi feita no dia 30 de junho e os pagamentos já começaram a ser feitos a partir do dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário