sexta-feira, 25 de março de 2011

INFORMATIVOS

Data: 23/03/2011

Manhã de palestras, assinatura de acordo e reinauguração

O acordo de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho foi assinado pelos representantes de sete bancos e dos sindicatos do estado do Rio de Janeiro na manhã da última quarta-feira, dia 23, em cerimônia realizada na sede da Federação. Executivos de relações sindicais do Bradesco, CEF, Citibank, HSBC, Itaú, Safra, Santander, mais o assessor de Relações Trabalhistas e Sindicais da Febraban, Nicolino Eugênio, assinaram o documento. A representação dos bancários do estado foi feita pelos presidentes dos sindicatos de Angra dos Reis, Campos, Itaperuna, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios. Os Seebs Baixada Fluminense, Petrópolis, Rio de Janeiro e Sul Fluminense já haviam firmado o documento em 26 de janeiro, juntamente com a Contraf e outros sindicatos do restante do país.
Nilton Damião Esperança, vice-presidente da Federação, Iraciny da Veiga, diretora para Questões da Mulher, e Ademir Wiederkehr, diretor de Imprensa da Contraf/CUT, ao fundo. Em primeiro plano, Sônia, irmã de Paula Virgínia, recebe a placa das mãos da deputada Inês Pandeló (Foto: Nando Neves)
A assinatura do acordo aconteceu logo após palestra da Deputada Estadual Inês Pandeló, que falou sobre a condição da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, com destaque para a violência doméstica, um dos temas mais trabalhados pelo movimento de mulheres. Na ocasião foi feita também uma homenagem à sindicalista Paula Virgínia de Souza Oliveira, falecida em fevereiro de 2010. A placa e as flores foram entregues pela deputada Inês Pandeló à irmã de Paulinha, Sônia (foto). Após a assinatura, a professora Teresinha Martins, pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, falou sobre assédio moral e comentou o acordo firmado entre a categoria bancária e os banqueiros. O secretário de Imprensa da Contraf/CUT, Ademir Wiederkehr, participou da primeira mesa.
O evento serviu também para marcar a reinauguração da sede da Federação,que passou por obras. O espaço foi modernizado e redesenhado para proporcionar mais funcionalidade e conforto aos dirigentes e funcionários. A CUT-RJ foi representada por seu presidente, Darby Igayara e a CUT-ES pelo vice-presidente, José Nilton. O vereador Reimont (PT), do Rio de Janeiro, também presenciou a reinauguração.

Fonte: Da Redação - FEEB-RJ/ES

2 comentários:

  1. Foi um evento de tamanha importancia, a final foram dois monentos bastante relevante na tragetoria historica de nossa Federação. Assinar um acordo dessa dimenção e caminhar na luta que vem atravessando décadas e homenagir a Campanheira Paula Virginia no mês em que lembramos de toda lutas travadas pelas mulheres e reconhecer seu espírito de guerreira e perceverancia que nunca desistiu da busca pelo mundo melher - Iracini Soare da Veiga - Dir.Para as Q/Mulher da Federação dos Bancários do RJ/ES

    ResponderExcluir
  2. O Evenco que marcou Reinauguração do novo espaço da Federação, foi um momento de tamanha relevancia para a historia da Federação. Assinar um acordo com essa dimenção é garantir que continuaremos na luta pelo fim das metas nos bancos. O segundo momento também foi bastante importante com a homenagem ao dia 8 de março Dia Internacional da mulher, marcado com Homenagem a nossa grande Guereira que nos deixou, mas sempre gardaremos em nossos corações a Mulher que nunca desistiu da luta pelo mundo melhor para todas e todos. Iracini - Diret. P/Q. da Mulher da Feder. Banc. do RJ/ES

    ResponderExcluir