terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Contraf-CUT e Fenae reforçam defesa da Caixa como banco 100% público

Entidades rebatem notícia sobre
suposta abertura de capital da Caixa
 
A coluna Mercado Aberto, publicada no jornal Folha de São Paulo deste domingo (21), afirma que "o governo estuda a abertura de capital da Caixa Econômica Federal". Segundo a nota, "o projeto da equipe atual seria fazer uma oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês) daqui a um ano e meio aproximadamente". 

"A nova equipe econômica, segundo interlocutores, reconhece a pertinência e o fundamento econômico da ideia, mas considera que não está entre as prioridades a serem implementadas de início", acrescenta o texto.

As primeiras notícias sobre o assunto surgiram na primeira semana de novembro, oportunidade em que a Contraf-CUT e a Fenae divulgaram o editorial "Destino da Caixa está associado a um Brasil mais forte e justo". 

No texto, as duas entidades cobram que o governo "honre os compromissos assumidos no documento entregue à presidenta em 15 de outubro". 

No dia 23 de outubro, a presidenta Dilma Rousseff encaminhou carta aberta aos bancários dos bancos públicos federais. No texto, ela se comprometeu a fortalecer as instituições, "que são indispensáveis para a economia brasileira e um patrimônio da sociedade". E concluiu: "Juntos, bancos públicos, seus funcionários e o governo federal, fizemos muito, e faremos muito mais". 

A Contraf-CUT e a Fenae reafirmam que a manutenção da Caixa como banco 100% público e com forte papel social é não só necessária, mas fundamental para um país mais forte e justo.

FONTE: CONTRAF/CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário