segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MPT pede multa de R$ 1 mi contra assédio moral no Banco do Nordeste

O Ministério Público do Trabalho (MPT) de Alagoas ajuizou Ação Civil Pública contra o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) devido à prática de assédio moral contra seus advogados, exercida pela gerente geral do setor jurídico (CONAJ). Na ação, o MPT-AL denuncia que houve dano moral coletivo aos trabalhadores e solicita multa de R$ 1 milhão contra o BNB.


Depoimentos de cinco advogados do banco embasam a ação ajuizada pelo MPT. Eles revelam, entre outras coisas, que as práticas de assédio são recorrentes, indo desde a carga de trabalho incompatível com a jornada até a falta de respaldo da gerência para a resolução dos problemas cotidianos. 

As formas de tratamento da gerente para com os subordinados são desrespeitosas, inclusive com manifestações ríspidas na frente de todos os membros da equipe.

Um dos itens que chama a atenção na Ação Civil Pública é o fato de uma advogada depoente ter pedido demissão do banco por não ter aguentado conviver com o clima de terror que os subordinados sofrem dentro do seu ambiente de trabalho. A advogada está desempregada até hoje.



ASSÉDIO MORAL É PRÁTICA COMUM E INCENTIVADA PELOS BANCOS, QUE SEGUEM UM PROJETO DE EXPLORAÇÃO CAPITALISTA E SELVAGEM NA BUSCA DE SEUS LUCROS ASTRONÔMICOS.

BANCÁRIOS, DENUNCIEM QUALQUER PRÁTICA ASSEDIADORA DENTRO DE SUA AGÊNCIA. O SINDICATO TRABALHA INCESSANTEMENTE PARA COIBIR ESTAS PRÁTICAS, TANTO NA FORMA DE PRESSIONAR A ADMINISTRAÇÃO LOCAL E SUPERINTENDÊNCIAS, MAS TAMBÉM JURIDICAMENTE ATRAVÉS DE NOSSOS ADVOGADOS.

DENUNCIEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário